Tumor cerebral no adulto. Quais são os sintomas mais comuns?

Atualizado: 16 de Ago de 2019

Conheça os tipos mais comuns e as linhas gerais do tratamento sintomático e cirúrgico.




Olá, amigos do #batepaponeurocirurgico!!


Os tumores cerebrais mais comuns no adulto são as metástases de câncer de outros órgãos e sistemas do corpo. Entre os primários (aqueles que surgem do próprio cérebro), os meningiomas e os glioblastomas são os mais comuns, responsáveis por cerca de dois terços desses.


Os sintomas podem ser dor de cabeça, convulsão, náusea, vômito, fraqueza em membros ou perda sensitiva, alterações visuais, na fala ou linguagem.

Os corticoides devem ser utilizados pelos pacientes para controlar os sintomas importantes causados pelo inchaço ao redor do tumor. Sempre na menor dose possível.

Mesmo com os avançados métodos de diagnóstico por imagem disponíveis como a ressonância magnética e outras modalidades, o diagnóstico definitivo do tumor depende na maioria das vezes de uma amostra da lesão, que é estudada pelo médico patologista.

A decisão de fazer uma neurocirurgia para retirar todo o tumor, fazer uma biópsia aberta ou estereotáxica (guiada por um arco, através de um orifício único no crânio), ou uma ressecação subtotal, é tomada em conjunto com a família e equipe multidisciplinar, deve ser individualizada, e depende, via de regra, do tipo histológico do tumor, do comportamento ou grau de invasão da lesão, da localização anatômica e do estado clínico do paciente.


 Em caso de dúvidas, procure um neurocirurgião de confiança. 


#batepaponeurocirurgico #braintumor #tumorcerebral #metastasecerebral #neurocirurgia #neurosurgery #neurochirurgie #meningioma #glioma #highgradeglioma #lowgradeglioma #feiradesantana #feira #oncologia #quimioterapia #radioterapia

355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo