HÁ ASSOCIAÇÃO ENTRE DISTÚRBIOS DO SONO E DOR NAS COSTAS?

Dormir pouco está associado à dor nas costas?



Cerca de 70% das pessoas terão dor lombar em algum momento das suas vidas, e entre 6 e 15% da população geral tem insônia. É conhecida a relação entre distúrbios do sono e vários problemas de saúde.

Essas perturbações do sono são comumente encontradas em pessoas com dor crônica. O sono de má qualidade é um preditor importante para intensificação e permanência da dor. E cerca de metade das pessoas com dor lombar crônica têm distúrbios do sono.

Uma análise recente, que envolveu cerca de um milhão e meio de participantes de 21 estudos, mostrou que os distúrbios do sono estão associados à dor lombar. Estes aumentam a probabilidade da dor nas costas em cerca de 52%. A taxa foi maior entre as mulheres do que entre os homens. Insônia e dormir menos que 7 horas por dia foi igualmente associado à lombalgia. No entanto, a baixa qualidade do sono não teve uma associação significativa com a dor lombar.

Houve uma heterogeneidade entre os estudos da análise, com diferenças clínicas e metodológicas entre eles, além das populações, culturas e grupos etários variados.


Referência:

Amiri S, Behnezhad S. Sleep disturbances and back pain: Systematic review and meta-analysis. Neuropsychiatr. 2020;34(2):74-84. doi:10.1007/s40211-020-00339-9.


#batepaponeurocirurgico #educacaoemdor #painmedicine #painphysician #interventionalpainsolutions #interventionalpainmedicine #interventionalpainpractice #neurocirurgia #neurosurgery #neurochirurgie #sono #sonoedor #sleepdisturbances #sleep #dorcronica #dornascostas #insomnia #voceativonocontroledador #feiradesantana #feira #fsa

97 visualizações

Grupo Baiano de Oncologia

Rua Castro Alves 1490  

Feira de Santana, BA

75 3025-9900

Entre em contato:

© 2020 by Israel Marques Neurocirurgia. CRM BA 24923. RQE 17624.