MOCHILAS ESCOLARES PESADAS E DOR NAS COSTAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Existe associação entre o peso da mochila maior que 10% do peso corporal e a ocorrência de dor lombar?


A do lombar é comum entre escolares, com prevalência de cerca de 47% aos 14 anos de idade. A ocorrência desse problema durante a adolescência é fator de risco para a recorrência na idade adulta. Vários estudos anteriores sugeriram que a mochila escolar excessivamente pesada pode ser fator de risco para dor lombar em crianças e adolescentes.

Mais de 80% das crianças escolares que relatam dor lombar acusam o peso excessivo da mochila como cauda da dor.

Um estudo deste ano avaliou a associação entre o peso das mochilas escolares e a prevalência de dor lombar em crianças e adolescentes. A meta-análise, que envolveu mais de dez mil participantes, falhou em identificar associação significativa entre carregar mochila escolar que pesa mais de 10% do peso corporal e a ocorrência de dor lombar nos escolares entre 9 e 16 anos.

Apenas estudos transversais foram incluídos na revisão e a qualidade da evidência foi classificada como baixa.

A evidência disponível não afasta completamente a possibilidade de que o peso excessivo das mochilas escolares possa influenciar a presença, recorrência ou persistência da dor lombar entre crianças e adolescentes; ou mesmo que esse peso possa ser a causa da dor em alguns estudantes em circunstâncias específicas, como aqueles que carregam mochilas escolares por longas distâncias ou períodos.

São necessários estudos futuros, longitudinais, com grandes amostras, longos períodos de acompanhamento, que utilizem métodos validados para registro da dor lombar, e coletem dados sobre fatores psicossociais, duração da exposição, variações diárias no peso da mochila, força e resistência dos músculos envolvidos na atividade e aptidão física.


Referência:

Calvo-Muñoz I, Kovacs FM, Roqué M, Seco-Calvo J. The association between the weight of schoolbags and low back pain among schoolchildren: A systematic review, meta-analysis and individual patient data meta-analysis. Eur J Pain. 2020;24(1):91-109. doi:10.1002/ejp.1471


#batepaponeurocirurgico #educacaoemdor #painmedicine #painphysician #interventionalpainsolutions #interventionalpainmedicine #interventionalpainpractice #neurocirurgia #neurosurgery #neurochirurgie #mochilasescolares #schoolbags #schoolchildren #lowbackpain #dorcronica #dornascostas #voceativonocontroledador #feiradesantana #feira #fsa

102 visualizações1 comentário

Grupo Baiano de Oncologia

Rua Castro Alves 1490  

Feira de Santana, BA

75 3025-9900

Entre em contato:

© 2020 by Israel Marques Neurocirurgia. CRM BA 24923. RQE 17624.