Hidrocefalia de Pressão Normal. Conheça os sintomas e como tratar.

Atualizado: 8 de Nov de 2019

Entenda como a enfermidade altera o dia a dia do idoso, quais são os tipos e tratamentos.

Olá, amigos do #batepaponeurocirurgico .


A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é um aumento do tamanho das cavidades cerebrais chamadas de ventrículos, sem aumento concomitante da pressão dentro da cabeça. A HPN de causa desconhecida, chamada de idiopática, é mais comum em idosos. Já a HPN do tipo secundária ocorre em qualquer idade e geralmente é causada por meningite ou sangramentos subaracnóideos.

A tríade clássica de sintomas contempla distúrbios da marcha, incontinência urinária e déficit cognitivo, como lentificação psicomotora e diminuição da concentração. Se os achados da ressonância magnética de crânio e o quadro clínico são compatíveis com HPN, uma retirada de líquido (líquor) é realizada no consultório, através de punção da coluna, para tentar identificar os pacientes que responderão bem à cirurgia, a qual na grande maioria das vezes é uma derivação ventriculoperitoneal (DVP).

É importante procurar um neurocirurgião para excluir outras doenças que podem ter sintomas semelhantes e serem confundidas com HPN. Os pacientes que iniciam o quadro com alteração da marcha e que têm duração de sintomas menor do que 6 meses terão maiores chances de melhora com a DVP.


#batepaponeurocirurgico #neurocirurgia #neurosurgery #neurochirurgie #hidrocefalia #dvp #hydrocephalus #normalpressurehydrocephalus #incontinenciaurinaria #disturbiodamarcha #ventricularshunting #hidrocefaliadepressoanormal #feiradesantana #feira #fsa

130 visualizações2 comentários

Grupo Baiano de Oncologia

Rua Castro Alves 1490  

Feira de Santana, BA

75 3025-9900

Entre em contato:

© 2020 by Israel Marques Neurocirurgia. CRM BA 24923. RQE 17624.