COVID-19, sintomas neurológicos e dor.

Como o coronavírus entra no sistema nervoso e a sua relação com a dor.


O coronavírus SARS-CoV-2 que causa a doença COVID-19 entra nas células através do receptor da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2). Os sintomas neurológicos são comuns em pacientes com COVID-19. Perda do olfato e paladar são sintomas precoces explicados pela expressão não neuronal da ECA2 no epitélio olfatório.

A perda da sensibilidade química mediada por neurônios sensitivos (nociceptores) pode ser percebida por exemplo como a perda da capacidade de sentir o frescor do mentol dos cremes dentais. Outros efeitos neurológicos do vírus associados com nociceptores são a dor de cabeça e de nervos. Alguns pacientes continuam, sem recuperação completa, com sintomas como dor articular, dor torácica, dispneia e tosse por longos períodos, todos estes sintomas mediados em parte por nociceptores. Além desses também foram também relatados efeitos mais graves no sistema nervoso central como a encefalopatia e o delirium em pacientes com COVID-19.

Um estudo recente com espécimes humanos mostrou a expressão do mRNA da proteína ECA2 em aproximadamente um quarto dos neurônios do gânglio da raiz dorsal (GRD) (uma estrutura da coluna que concentra neurônios sensitivos), a maioria desses, nociceptores, que possivelmente formam terminações nervosas livres na pele e outros órgãos, e atuam como potencial porta de entrada para o vírus no sistema nervoso periférico (SNP).

Ainda há dúvida sobre a forma como o vírus entra no sistema nervoso já que a maioria dos neurônios não expressa a ECA2. Esse trabalho apresenta uma suposta porta de entrada para o vírus no SNP, com achados neurobiológicos que podem se associar com os desfechos a longo prazo, em particular a dor crônica, pós-COVID-19.


Referência:

Shiers S, Ray PR, Wangzhou A, Sankaranarayanan I, Tatsui CE, Rhines LD, Li Y, Uhelski ML, Dougherty PM, Price TJ. ACE2 and SCARF expression in human dorsal root ganglion nociceptors: implications for SARS-CoV-2 virus neurological effects. Pain. 2020 Nov;161(11):2494-2501. doi: 10.1097/j.pain.0000000000002051.


#batepaponeurocirurgico #educacaoemdor #painmedicine #painphysician #interventionalpainsolutions #interventionalpainmedicine #interventionalpainpractice #neurocirurgia #neurosurgery #neurochirurgie #COVID19 #SARSCoV2 #thoracicpain #lowbackpain #dorcronica #dornascostas #dordecabeca #dorarticular #coronavirus #voceativonocontroledador #feiradesantana #feira #fsa

Grupo Baiano de Oncologia

Rua Castro Alves 1490  

Feira de Santana, BA

75 3025-9900

Entre em contato:

© 2020 by Israel Marques Neurocirurgia. CRM BA 24923. RQE 17624.