A DOSE DE ATIVIDADE FÍSICA SEMANAL E O RISCO DE DOR NAS COSTAS.

A atividade física aumenta o risco de desenvolver dor nas costas? Em qual intensidade e volume ela é protetora?



Cerca de 85% das pessoas vão ter dor lombar ao longo da vida. Como já conversamos no #batepaponeurocirurgico sobre causas de lombalgia (leia aqui), a maioria desses casos não terá uma causa conhecida. O impacto desse problema de saúde pública é crescente devido às faltas ao trabalho, perda de produtividade em idade economicamente ativa, e aos custos do tratamento.


A atividade física possui incontestes benefícios para a saúde física e mental, porém os dados específicos sobre a associação entre atividade física e o risco de dor lombar são conflitantes. Exista uma hipótese de que o sedentarismo leva à redução da força e flexibilidade muscular, que podem tornar a coluna susceptível a lesões.

Um trabalho publicado na revista Nature (link) investigou a associação entre atividade física e dor lombar em adultos. Os autores concluíram que a atividade física moderada foi associada com um risco 10% menor de desenvolver dor lombar, quando comparada à atividade física em menor volume-intensidade semanal, numa análise de 07 estudos de coorte.

O volume de atividade física por semana considerado como nível moderado foi entre 12 e 21 MET-horas/semana. Por exemplo, natação intensa (cerca de 10 METs) por 1 hora duas vezes por semana, ou pedalar a 15km/h por 40 minutos (cerca de 5,8 METs) três vezes por semana.


Não foram feitas análises específicas com atividades ocupacionais, ou com atletas de elite e profissionais. E as classificações e mensurações das diversas atividades físicas em termos de frequência, intensidade e duração diferiram entre os estudos, o que pode ter levado a classificações incorretas dos níveis/volume semanais.


Nesse período de distanciamento social exercite-se em casa. Doses moderadas de atividade física no seu dia a dia podem prevenir a dor lombar.


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